Feira de saúde movimenta mais de 1000 utentes em Xinavane


A vila de Xinavane, distrito de Manhiça, província de Maputo, acolheu a 29 de Junho uma feira de saúde, numa iniciativa da AMDEC, em parceria com a organização Dores Sem Fronteiras e o Ministério da Saúde. 

A feira, inserida no projecto de fortalecimento do “Acesso Universal aos Serviços de Saúde de Qualidade para Doentes Crónicos”, implementado nas províncias de Maputo e Sofala. Mais de 1000 pessoas acorreram ao evento, onde foram prestados diversos cuidados de saúde para a população em geral e doentes crónicos, com destaque para HIV/SIDA, tuberculose, pressão arterial, glicémia e colesterol, bem como:  Divulgação de conhecimentos que permitem à população adoptar boas práticas com relação à saúde nutricional, apoio psicossocial e planeamento familiar e; Promoção de boas práticas alimentares com uso de produtos localmente disponíveis, importância dos alimentos na prevenção e combate às doenças, através de demostrações culinárias. 

A iniciativa visa promover o acesso aos cuidados de saúde de qualidade e elevar os níveis de adesão das comunidades a serviços de saúde de qualidade, através de sessões educativas. Trata-se da terceira feira do gênero, sendo que estão programadas mais 13 feiras, só na província de Maputo, até o encerramento do projecto, em Outubro de 2023.

Feira de saúde movimenta mais de 1000 utentes em Xinavane
Feira de saúde movimenta mais de 1000 utentes em Xinavane