Dia Mundial da TB celebrado com grito de coragem para a eliminação da doença

Realizou-se, a 01 de Abril, em Maputo, as Cerimónias Centrais de Comemoração do Dia Mundial da Tuberculose (TB), sob lema “SIM! Nós Podemos Acabar com a Tuberculose". O evento contou a presença do Governo, representado ao mais alto nível pelo Ministro da Saúde, Dr. Armindo Tiago, bem como por entidades não-governamentais nacionais e internacionais empenhadas na luta contra a doença em Moçambique. A Directora-executiva da AMDEC, Gilda Jossias esteve presente no evento, na qualidade de Presidente do Conselho de Direcção da Plataforma da Sociedade Civil para a Saúde e Direitos Humanos.

No seu discurso, o Ministro da Saúde disse que a componente da TB exige maior enfase em estratégias de prevenção e pesquisa, defendendo que os esforços iniciam na vigilância pessoal e colectiva, bem como a provisão de cuidados de saúde especializados e de qualidade por parte das autoridades. Armindo Tiago destacou igualmente os esforços que vem sendo levados a cabo pelas instituições de pesquisa.

Dia Mundial da TB celebrado com grito de coragem para a eliminação da doença

Por sua vez, Gilda Jossias apontou que, para além da massificação das acções de educação para maior vigilância das comunidades sobre a doença, deve-se priorizar a capacitação dos profissionais de saúde, incluindo agentes comunitários e de saúde, reforço da capacidade de diagnóstico, expansão da rede laboratorial, optimização do sistema de transporte integrado de amostras e rastreio focalizado para grupos de alto risco.

Igualmente, Jossias, realçou o compromisso da Sociedade Civil na luta contra Tuberculose, sublinhando o apelo para que o Governo aumente o financiamento doméstico para as acções de luta contra doença, como um forte sinal de compromisso político do Governo de Moçambique.

A tuberculose representa um problema social e económico no país, afectando 361 pessoas, a cada cem mil habitantes. Destes, cerca de 25% possuem a dupla infecção, TB e HIV; 12% são crianças com idade inferior a 15 anos; e tem sido a causa de 29 mortes em cada cem mil habitantes.

Dia Mundial da TB celebrado com grito de coragem para a eliminação da doença